BIOGRAFIA

Compartilhamento

 

Rita Queiroz

Nasceu em Bom Será, a margem do Rio Madeira - Rondônia, em 02 de dezembro de 1936. Seu pai Antônio Ferreira de Queiroz era proprietário do Seringal Santa Catarina e sua mãe Dionízia Farias de Mendonça uma bela e jovem cabocla da região . Desta união, além de Rita, a primogênita, o casal teve mais 06 filhos: Mercedes (in memoriam), Sidney, Maria Isabel, Mariazinha, João Bosco e Francisca (Chaguinha). Viúva aos 30 anos, Donízia ( também  conhecida por Dona Pretinha) criou os filhos sozinha na cidade de Porto Velho –RO.

Rita Queiroz estudou no Instituto Maria Auxiliadora, em Humaitá – AM e seguiu a carreira do Magistério. Casou-se com Alberto Ribeiro e teve 03 filhas: Myriam, Leila e Luna. Considera também como filha de coração sua sobrinha Denise, filha de Maria Isabel. Divorciada, casou-se novamente com Benvenuto de Barros Coelho, tendo como enteado Luiz Alberto.

São descendentes de Rita: Ilan, Linek, Alberto Ruda, Matheus Daniel, Dan Miguel, Luna Lorena e Ana Rita (netos), Rafael, Samuel e Gabriela (bisnetos).

Ingressou no serviço público com 18 anos e, em 1960, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde morou grande parte da sua vida. Naquela cidade, em 1976, iniciou seus estudos de artes plásticas com a Professora Clélia Barbosa.

Alvo de admiração unânime dos críticos de arte passou a expor em várias cidades brasileiras e no exterior. Realizou vários Projetos artísticos e sócio culturais, destacando-se entre eles “Andanças das Lendas pelo Rio Madeira” que resultou na publicação de um livro distribuído para Bibliotecas do Brasil e do exterior e, mais recentemente (2011), a criação do Ponto de Cultura “Arte e Vida Rio Madeira”, no âmbito de um Projeto Federal e Estadual, com o objetivo de resgatar a cultura ribeirinha, fomentar a inclusão social e incrementar a renda familiar.

Tanto por suas obras quanto pelo seu comportamento militante em prol do desenvolvimento cultural, a artista plástica Rita Queiroz tornou-se uma personalidade Rondoniense de grande notoriedade, reconhecida pelos seus trabalhos que sempre revelam grande preocupação com a preservação e valorização da cultura regional.

Copyright 2015 © Rita Queiroz - Todos direitos reservados.••••Design: Nelson Ribeiro